02/04/07

Vamos agarrar o arco-íris

Carolina era uma menina que vivia no campo e gostava tanto e correr e de saltar! Às árvores trepar era um gosto desde manhã ao sol-posto!
- Carolina! Ó Carolina! - sua mãe dizia: - Sempre a correr! Que andas tu lá fora a fazer?
Mas ela já nem ouvia. Corria, corria:
- Ó Afonso! Francisco! - Gritava, chamando os amigos - Manuel! Venham muito depressa! Está quase a chover; mas venham todos ver! Está acolá um arco-íris tão lindo!
Num instante, estavam todos a olhar para o céu, a ver o arco-íris.
- Ai! Que bonito! É mesmo muito bonito! E tem tantas cores! – disseram em coro.
E o José:
- Vamos agarrá-lo? Eu quero a cor vermelha!
- E eu – disse a Carolina – quero aquela que é igual às violetas da vó-vó!
- E eu a verde - disse o Francisco - igual à minha nuvem.
- Para mim é a amarela! – disse o Manuel.
E o Afonso:
- A minha - já todos sabem - é a azul.
- Vamos, vamos lá agarrar as nossas cores. - dizia o José.
E o Afonso, todo despachado:
- Eu acho que não é nada longe! Se correrem todos atrás de mim, vamos lá chegar num instante.
- Cuidado com o Manelito - dizia o Francisco – que ainda é pequenito! Mas não faz mal; eu ajudo. Dá cá a tua mão, sim?
E o Afonso:
- Pois é! Isto é tudo muito perigoso para o Manel!
E corriam... corriam...
Mas... mmmm... mmmm... Fazia a Carolina:
- O arco-íris está a fugir-nos! Se calhar pôs-se a jogar às escondidas connosco! Assim nunca mais o apanhamos!
- Pois é... - respondeu o Francisco. – Também já não estou a ficar contente, porque o arco-íris vai fugindo, fugindo, e fica cada vez mais longe de nós!
E a Carolina:
- Sentem-se todos aqui a descansar, que eu vou chorar... Só um bocadinho!
E então, todos ali sentados, estavam à espera que ela chorasse aquele bocadinho.
Mas... foi então que chegou o João, que por ser mais velhinho sabia muitas coisas a respeito do arco-íris que no céu se pode ver, quando está para chover.
- Agarrar o arco-íris?! Mas isso não pode ser! - Disse. E lá explicou: O arco-íris é a luz branca do sol, que se “desmancha” toda quando passa pelas gotinhas da chuva e apresenta aquelas sete cores que estamos todos a ver, das quais já não posso escolher muito, porque só me deixaram duas! Bom, escolho o laranja. O índigo não fica escolhido. É muito bonito, o arco-íris, pois é! Mas é só para ver, não se pode prender! Portanto, meus amigos, vamos mas é lanchar que a fome já está a apertar...
Lá voltaram todos para casa da Carolina. Esperava-os uma mesa cheiinha de coisas boas: pipocas, pão fresco, queijo, compota, leite, sumo e também chocolates.
E ficaram todos tão ocupados e entusiasmados, que nem perceberam que, lá fora, também já a terra ia bebendo as grossas gotas da água da chuva que ia caindo do céu.

Texto escrito por Dulce Vieira, em Contos infantis, 2001
Beijokas e um Xi-Y
Atenção: Ver caixa de "Truques e Dicas", «Como fazer um arco-íris»

Sem comentários: