13/04/07

Sexta-Feira ... Dia 13

A Sexta-Feira 13 é popularmente considerada como o dia do azar. No entanto, se para uns o númeo 13 é visto como um sinal de infortúnio, para outros é visto como sinal de sorte.

A paraskavedekatriaphobia é o medo/fobia da Sexta Feira 13.


Existem diversas versões para a origem da supestição da Sexta-Feira 13 :
- Se por um lado, uns consideram que esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia.
- Outra possibilidade para esta crença está no facto de que Jesus Cristo foi, provavelmente, morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
- Recorde-se ainda que na Última Ceia de Cristo sentaram-se à mesa 13 pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, que morreram, em seguida, por mortes trágicas - Jesus por execução na cruz e Judas, provavelmente, por suicídio.

Existem ainda algumas lendas em torno da Sexta-Feira 13, das quais passo a destacar:
- Uma Lenda diz que na Escandinavia a deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira) foi transformada numa bruxa que ficou exilada no cimo de uma montanha na altura em que as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo. Para se vingar, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e o demónio - totalizando treze - para rogar pragas aos humanos. Da Escandinavia a superstição espalhou-se pela Europa.
- Outra lenda é da mitologia nórdica. No valha, a morada dos deuses, houve um banquete para o qual foram convidados doze divindades. Loki o espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu o favorito dos deuses. Este episódio serviu para consolidar o relato bíblico da última ceia, onde havia treze à mesa, às vésperas da morte de Cristo. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

A sexta-feira 13 é considerada como um dia de azar, e toma-se muito cuidado quanto às actividades planejadas para este dia. Algumas das superstições associadas à Sexta-Feira 13 como símbolo de desgraça:
- 13 eram os convivas que estavam sentados na última ceia de Cristo, e entre eles estava Jesus que morreu na sexta-feira. A sua morte foi, consequentemente, ligada ao horror que o número 13 provocava nas gerações cristãs. Por isso, muitas pessoas evitam viajar em sexta-feira 13;
- A numeração dos camarotes de teatro omite, por vezes, o 13;
- Em alguns hotéis não há o quarto de número 13 - este é substituído pelo 12-a;
- Muitos prédio saltam do 12º para o 14º andar temendo que o 13º traga azar;
- Há pessoas que pensam que participar de um jantar com 13 pessoas traz má sorte porque uma delas morrerá no período de um ano.
Para mim, a Sexta-Feira 13 é um dia como outro qualquer apesar de hoje não ter começado da melhor maneira, pois estive mais de uma hora encalacrada no trânsito por causa de um acidente. Se calhar os condutores dos três carros envolvidos vão culpar o calendário para a má sorte que tiveram logo pela manhã, mas se calhar deviam era de ter mais atenção enquanto conduzem, pois uma má condução não traz má sote só a quem a pratica mas também a quem é apanhado pelos erros dos condutores mais desatentos e desordeiros.
Beijinhos e um Xi-Y
E BOA SEXTA-FEIRA 13

Sem comentários: