04/11/11

Irritação na pele das crianças: inverno piora dermatite atópica

Basta o frio chegar para que as crianças que têm dermatite atópica - uma doença inflamatória da pele que provoca vermelhidão e coceira - começarem a reclamar mais do problema. Não é à toa. Com o inverno, a pele fica mais ressecada e passa o dia todo em contacto com roupas, dois factores que pioram a dermatite. "No frio, os casos tendem a se agravar por conta dessas condições ambientais", afirma o pediatra e alergologista infantil do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, Victor Nudelman. "Há também mais doenças respiratórias, que podem desencadeá-la."

A dermatite atópica, diz, pode se manifestar desde os primeiros meses de vida e não tem causa definida. Algumas vezes, o factor desencadeante é bem determinado, como algum alimento; em outras, não. Nos bebés, ela começa pelas maçãs do rosto. Já nos mais velhos, a doença geralmente afecta cotovelos e joelhos também. Nos casos graves, pode chegar ao corpo todo. Entre 5% e 14% das crianças apresentam o problema.

Para evitá-lo, afirma Nudelman, deve-se evitar contacto com o fumo, seja de cigarro ou da poluição dos carros; ambientes fechados com carpetes e cortinas e banhos muito quentes, por exemplo. "Alguns estudos também mostram que o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses ajuda a prevenir a doença."


Retirado do site http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer (Brasil)

2 comentários:

Bruno disse...

Tu vens com cada coisa. Os miudos so choram por duas coisas por tudo e por nada

Rafeiro Perfumado disse...

É andar com eles sempre dentro da banheira, apra não ressequirem... ;) Beijocas!