29/08/07


Amizade ...

Os verdadeiros amigos surgem na nossa vida nas horas que mais precisamos deles,
são lápis de cor trazendo alegria,
a essa nossa vida cinzenta,
são estrelas que guiam para um porto seguro,
o triste e solitário navegador,
são passos suaves na rua deserta,
são traços sensíveis na pele guerreira,
são lindas tatuagens com formas bonitas,
pois ficam para sempre na vida da gente.
by Autor Desconhecido

Pois é, apesar de difícil de encontrar, uma verdadeira amizade é um bem que devemos sempre guardar, não a devemos deixar fugir nem a devemos ignorar, quem tem um amigo de verdade tem um tesouro ... e não há cofre mais seguro para o guardar do que o nosso coração.

Beijokas e um Xi-Y

21/08/07

Só tu doce criança ...

Nas tuas mãos um papel
Pode ser de mil cores
Um soldado sem quartel
Ou um jardim com flores

Um avião que não pousa
Uma bala que não mata
Um cavalo sem arreata
Que não conhece senhor

Um irmão com quem tu brincas
À apanha, e ao pião
Um pão quente que tu trincas
Como só se trinca o pão

Pai que te faz companhia
Nos teus sonhos sempre belos
Uma mãe quente e macia
E que te afaga os cabelos

Tudo quanto a vista alcança
E possas imaginar
Que só tu doce criança
Consegues reinventar.
by Mário Margaride

Pois é, já há algum tempo que não publicava um poema, de crianças ou para crianças, espero que tenham gostado deste.


Beijokas e um Xi-Y

13/08/07

Viagem Medieval - Santa Maria da Feira

Este fim de semana, visitei a "Viagem Medieval", em Santa Maria da Feira, e valeu mesmo a pena ... para o ano lá estarei (de 1 a 10 de Agosto irei sem dúvida reservar pelo menos um dia para me deslocar lá).

Entre trajes e decoração a rigor, não faltavam os jogos medievais, as lutas e os torneios, e as ceias de época.

Estava tudo a rigor ... o ambiente era contagiante pelo que se podia ver, ouvir, cheirar e sentir ... os sons, as luzes e os cheiros levavam-nos a uma verdadeira viagem no tempo.

Seguidamente, e retirando do site oficial da Viagem (http://www.viagemmedieval.com), deixo-vos um pouquinho do que vi.

"JOGOS MEDIEVAIS
Ricos, menos ricos e pobres deixavam-se seduzir por todos os festejos que se organizavam por toda a parte. Os jogos também faziam parte das festas, sendo quase obrigatório nos festejos públicos.
Os jogos de destreza e de luta, como o das canas, o bafordo ou o tavolado, eram muito populares e podiam ser jogados a pé ou a cavalo. Por exemplo, no bafordo o cavaleiro arremessava a lança contra uma bastida de tábuas, propondo-se a abatê-las. Arremessar a lança, a barra ou a espada, saltar de corredilhas ou correr eram praticados por quase todos.
Também muito populares na Idade Média eram os jogos de mesa. O jogo dos dados, o do xadrez, e mais tarde o das cartas - estes mais populares entre os humildes, eram praticados nas tavolagens, espécies de "casinos" medievais, onde se jogava a dinheiro e que de tempos a tempos eram proibidas e encerradas."

"LAZARETO
O reino de Portugal era visitado por gentes de muitas partes do mundo, cenário ideal para contágio de doenças epidémicas que surgiam pela vontade de Deus, como castigo, de bruxos e curandeiros que se preocupavam em descobrir remédios contra a pestilência.
Uma das medidas avançadas foi a criação de lugares especiais, fora dos muros da cidade, designados lazaretos, onde os suspeitos da doença ficavam de quarentena e em tempos mais difíceis albergavam os próprios doentes.
As casas e as ruas eram caiadas e defumadas. Os cadáveres de humanos e de animais eram removidos. As fossas, os carros, os monturos e outro tipo de imundíces eram limpas. Faziam-se grandes fogueiras para o ritual da purificação do ar, onde se juntava alecrim e outras ervas aromáticas que tinham poderes curativos e medicinais.
Tomavam-se as medidas profilácticas que se julgavam convenientes, devendo o homem de se afastar do mal e inclinar-se ao bem (…) de confessar seus pecados humildemente, pois era grande remédio em tempo de pestilência a santa penitência e a confissão, as quais (…) são muito melhores que todalas mezinhas."

"CEIA MEDIEVAL
As principais refeições do dia eram o jantar e a ceia. O jantar era servido por volta das onze horas da manhã e a ceia fazia-se por volta das sete horas da tarde. À mesa do nobre eram apresentados três a quatro pratos, além dos acompanhamentos e das sobremesas. Comer era um acto social, sendo ao mesmo tempo um ideal e uma realidade. O ambiente, em tempo de festa, devia estar ao nível das comidas. Os espaços eram enfeitados com grinaldas de verdura, as paredes eram revestidas de tecidos ou simples panos e juncava-se o chão. Os animadores, os contadores de histórias, os momos e os músicos faziam parte da ceia, criando um ambiente de convívio social entre os presentes."

"GRANDE TORNEIO / JUSTAS MEDIEVAIS
A nobreza medieval constituía um corpo de oficiais, sempre atento à defesa colectiva, procurando a guerra, muitas vezes, pelo prazer do combate. Toda a actividade da nobreza, em tempo de paz, concentrava-se no exercício de armas e na conservação da sua robustez física. A arte de cavalgar também fazia parte da formação do nobre medieval.
Uma vez a cavalo, podia entregar-se a uma série de exercícios desportivos, todos eles, mais ou menos violentos, com o objectivo de treino para a guerra. As justas e os torneios eram os mais populares, realizados num terreiro delimitado por vedações com palanques e tribunas, onde tomavam assento os espectadores.
Tinham regras bem definidas, tanto no que dizia respeito à colocação dos adversários como no tipo de armas a utilizar ou na maneira de vibrar os golpes. A justa era um combate entre dois cavaleiros armados de espada ou de lança, tal como o torneio em que participava um maior número de cavaleiros, podendo ser mais perigoso e até mortal, para os participantes, degenerando por vezes, em autênticas batalhas."

"SÍTIO DOS TORMENTOS
A justiça medieval tinha na praça o seu local favorito. Empicotamento, açoites, entreamento de mulheres “bravas” e mesmo as mutilações, eram castigos banais efectuados em praça pública.
Os criminosos de baraços ao pescoço e mãos atadas, faziam um percurso pelas ruas do burgo, acompanhados de um pregoeiro que anunciava a sentença. Os justiciados eram sujeitos a um interrogatório, muitas vezes acompanhado de torturas e castigos, procurando desta forma, obter a prova da sua culpabilidade."

"ESTALAGEM
A estalagem era, quase sempre, localizada nos principais caminhos que davam ao burgo, surgindo como um espaço de acolhimento destinado a viajantes. Neste local, podia-se obter comida e cama, substituir ou alimentar a montada e estabelecer os primeiros contactos com os moradores do burgo próximo.
Estes estabelecimentos onde o vinho, os insultos e as agressões faziam parte do quotidiano, eram muito frequentados, sobretudo por homens, porque aí se tolerava a prática de jogos de azar e, por vezes, a da prostituição. Em localidades que não tinham putaria ou mancebia, era na estalagem que se deviam procurar as "mulheres que faziam pelos homens"."


Isto foi só um pouquinho do que eu vi, se querem saber mais visitem o site ou então reservem já uns dias para no próximo ano poderem constatar aquilo que vos disse.

Beijokas e um Xi-Y