10/10/07

Porque brincam as crianças

Porque brincam as crianças???? Exploradoras natas, as crianças brincam como uma forma de descobrir o mundo que as rodeiam, de partilhar alegrias e tristezas, de revelar sentimentos e medos, de mostrar aos outros aquilo que lhes vai na alma.

As crianças brincam de uma forma espontânea e natural ... simplesmente, BRINCAM.

Se perguntarmos a uma criança porque brinca, ela irá, com certeza, nos responder que:
"Brinco porque sim", "porque me apetece", "porque gosto", "porque quero" ou muito simplesmente, "porque me deixam".

E perguntamo-nos muitas vezes, "será saudável brincar?" - Claro que sim! ... Para além de ser uma forma de expressão natural da criança, é uma forma de desenvolvimento sócio-cultural, que estimula atitudes, reacções e socialização da criança. A brincar, as crianças interagem umas com as outras, demonstram sentimentos e revelam certos medos que as atormentam.

Um adulto atento pode apreceber-se facilmente, através da observação das brincadeiras do seu filho, da sua forma de ser e de pensar, das suas atitudes perante certas situações, das suas carências e das suas aptidões. Pode ainda observar a capacidade de socialização e de interacção com os outros.

No entanto, as crianças devem ser estimuladas a brincar, pois isso vai fortalecer as suas capacidades sócio-culturais. Uma criança que é 'abandonada' à sua sorte, e deixada horas a fio em frente a um televisor, acaba por não filtrar correctamente as mensagens deixadas pela tv e torna-se numa criança agressiva, fechada e pouco dada ao convívio.
Assim, gostaria apenas de deixar a mensagem de que é importante estimularmos as brincadeiras dos nossos filhos, e apesar de os dias de hoje não nos deixarem o tempo que gostariamos para passarmos com os nossos filhos, devemos dedicar-lhes toda a atenção possível, pois só assim conseguiremos moldar-lhes umas personalidades fortes e mostrar-lhes uma atitude positiva perante a vida. No momento em que decidimos tornar-nos pais, devemos pôr de parte coisas que antes nos pareciam prioridades e devemos dar prioridade aos nossos filhos. Não precisamos esquecer-nos de nós, mas temos um dever com as nossas crianças, educá-las e prepará-las para a vida.
Bem, se já não postava nada há algum tempo, hoje dediquei-me um pouco às crianças, o objectivo deste meu blog, pois ultimamente tenho fugido um pouco a este tema.
Até breve.
Beijokas e um Xi-Y

2 comentários:

Bruno disse...

Quando é que as crinças deixam de brincar?????
Porque se deixa de brincar?????
Será que devemos deixar de brincar????

Brinquei, brinco e vou brincar sempre que puder, e tenho pena que os adultos não brinquem mais...

Stuckinha disse...

Brincar é bom é bom de mais ...