Bom Fim de Semana
Beijokas e um Xi-Y
Deixando a bola e a peteca,
Com que inda há pouco brincavam,
Por causa de uma boneca,
Duas meninas brigavam.
Dizia a primeira: "É minha!"
— "É minha!" a outra gritava;
E nenhuma se continha,
Nem a boneca largava.
Quem mais sofria (coitada!)
Era a boneca. Já tinha
Toda a roupa estraçalhada,
E amarrotada a carinha.
Tanto puxaram por ela,
Que a pobre rasgou-se ao meio,
Perdendo a estopa amarela
Que lhe formava o recheio.
E, ao fim de tanta fadiga,
Voltando à bola e à peteca,
Ambas, por causa da briga,
Ficaram sem a boneca . . .
by Olavo Bilac
Bonecas e Bolas de Trapos
No tempo dos meus pais e avós, muitas das crianças para terem um brinquedo tinham que ser elas próprias a construi-lo com as suas mão, não havia a facilidade de hoje em dia em ir a uma loja e comprar um brinquedo. No entanto, apesar das bonecas não falarem, cantarem, rirem ou chorarem, tinham muito mais valor do que as de hoje em dia, ou porque era feita pelas mãos que iriam brincar com ela, ou porque tinha sido algum parente chegado que com amor lhe tinha feito aquele miminho. No entanto, não penses que é díficil fazer uma Boneca de Trapos, ou que é preciso ter algum dom especial, basta queres muito e vais ver que consegues e a cada nova tentativa que faças, vais sempre conseguir aperfeiçoar-te um pouco mais. Para se fazerem Bonecas de Trapos são necessários alguns utensílios e materiais como por exemplo: linhas, lãs, restos de tecidos de várias cores, agulhas, tesouras e dedais, marcadores ou canetas coloridas e muitaa imaginação ...
Pega-se num pedaço de pano e cortam-se duas partes com a forma do corpo. Depois cose-se e deixa-se um bocadinho aberto para se encher o corpo da boneca. Por fim, enche-se com trapos, papeis ou com algodão, cose-se a parte que ficou aberta e o corpo da boneca está pronto. Faz-se novamente o mesmo, mas desta vez com a forma da cabeça da boneca e cose-se ao corpo que ja temos feito. Para a boneca ficar mais bonita, fazem-se roupas e para o cabelo fazem-se tranças em lã ou pode-se colocar lã desfiada. Os olhos a boca e o nariz podem ser pintadas ou bordados.
Podes ainda fazer as tuas próprias Bolas de Trapos, que são ainda mais fáceis de fazer, basta arranjar uma meia de vidro de senhora enchê-la, cosê-la dos dois lados de forma a ficar redonda e já está...
Agora põe mãos à obra e vais ver que te vais divertir tanto ou mais do que com aqueles brinquedos caros que anunciam na televisão, principalmente porque vão ser feitos por ti. Diverte-te e boas brincadeiras...
Beijokas e um Xi-Y
Sou o Tempo que passa, que passa,
Sem princípio, sem fim, sem medida!
Vou levando a Ventura e a Desgraça,
Vou levando as vaidades da Vida!
A correr, de segundo em segundo,
Vou formando os minutos que correm . . .
Formo as horas que passam no mundo,
Formo os anos que nascem e morrem.
Ninguém pode evitar os meus danos . . .
Vou correndo sereno e constante:
Desse modo, de cem em cem anos
Formo um século, e passo adiante.
Trabalhai, porque a vida é pequena,
E não há para o Tempo demoras!
Não gasteis os minutos sem pena!
Não façais pouco caso das horas!
by Olavo Bilac
Uma das formas de expressão que ela também utiliza é a fotografia a preto e branco que eu tanto gosto. Podem apreciar alguns dos trabalhos fabulosos que ela têm conseguido, para isso basta visitarem o site oficial dela em http://www.annegeddes.com/, tem imagens fantásticas ...
A paraskavedekatriaphobia é o medo/fobia da Sexta Feira 13.
A Páscoa para os judeus -A Páscoa já era celebrada pelos judeus antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo. Os judeus comemoram esse dia, desde há muito tempo, só que com outro sentido, o de liberdade, após anos de escravidão no Egito.
A Páscoa para os cristãos - A Páscoa tem um significado especial e diferente uma vez que celebra o renascimento de Jesus Cristo e sua ascensão ao céu, dois dias depois da morte na cruz (sexta-feira Santa).
O significado dos coelhos e dos ovos de Páscoa
O coelho, apesar de ser um mamífero e por conseguinte não pôr ovos, assumiu o papel de produtor e distribuidor dos ovos de Páscoa. Isso devido à notória capacidade de reprodução desses animais que se tornaram símbolo da fertilidade.
Já o ovo, representa o surgimento da vida e a origem do mundo. Daí sua relação com a ressurreição de Cristo e a Páscoa.
A tradição de presentear a família e os amigos com ovos coloridos é um costume antigo dos chineses. Estes povos decoravam ovos de galinha e davam de presente às pessoas queridas, em comemoração à Festa da Primavera, que no hemisfério Norte, coincide com os meses de março e abril, próprios da Páscoa. Ao longo dos anos, o costume foi sendo passado às demais culturas de todo o mundo e os ovos de galinha passaram a ser substituídos por ovos de madeira, de prata e de ouro decorados com pedras preciosas e, por fim, pelos de chocolates em decorrência principalmente, da chegada das indústrias de chocolate.
Actualmente, o chocolate tem que estar presente durante toda a Páscoa, quer seja no formato de bombom, de barra, de coração, de coelhinho ou da maneira mais tradicional, que é a de Ovo de Páscoa.
E quem não gosta de saborear um Ovinho de Páscoa ??? No entanto, continuam a ver-se os ovos de galinha a enfeitar os saborosos folares tradicionais, ou os pequeninos ovos de codorniz, cheios de pintinhas naturais, que enfeitam bolos e arranjos florais.Mas porque os ovos são muito mais do que aquele alimento gostoso que quase todas as pessoas apreciam, deixo-vos algumas experiências na rúbrica Truques e Dicas (Experiências com Ovos). E já agora, porque não enfeitas tu os teus próprios Ovos de Páscoa??? É muito simples, com a ajuda dos teus pais, pega em alguns ovos crus (podem ser ovos de galinha, de codorniz, de pata, ou quaisquer outros) e, com a ajuda de um alfinete faz-lhes um furo na parte de cima do ovo e outro, um pouquinho maior na parte de baixo. Agora pega numa tigela e, segurando bem o ovo com uma das tuas mãos, sopra pelo furinho de cima todo o conteúdo do ovo para dentro da tigela, que podes apoveitar para fazer uma deliciosa omolete. E aí tens algumas cascas de ovo inteirinhas e prontas a decorar.
Eis algumas das formas como podes decorar os teus ovos :
- Pintar com marcadores, guaches ou outras tintas;
- Fervê-los com algumas cascas de cebola (que lhes dá um tom acastanhado (ver em 'Truques e Dicas' o efeito), ou com algumas gotas de corante alimentar.
Dá largas à tua imaginação e cria tu os teus póprios Ovos de Páscoa, aproveita e podes oferecê-los a quem tu mais gostas, vais ver que vão ter outro significado para quem os recebe.
Beijokas e um Xi-Y
«Arco ao nascente e arco ao poente, faz o céu contente.
Arco celeste de manhã, mal do pobre que não tem pão e da ovelha que não tem lã.
Arco celeste de manhã, pobre da ovelha que não tem lã.
Arco de manhã, vento de tarde.
Arco de perto, chuva de longe; arco de longe, chuva de perto.
Arco de tarde, serenidade.
Arco na serra, chuva na terra.
Arco no mar, chuva no ar.
Arco pela manhã, pela tarde tormenta, arco pela tarde, pela manhã calma.
Arco-da-velha ao sol-nado, água antes de tirar o gado.
Arco-da-velha de manhã sem água, à tarde diz que vem.
Arco-da-velha de tarde, de manhã mansidade.
Arco-da-velha direito ao poente, solta os bois e vem-te.
Arco-da-velha por água espera.
Arco-íris à tarde não vem cá debalde.
Arco-íris à tarde não vem em debalde.
Arco-íris ao amanhecer, água antes de anoitecer.
Arco-íris ao meio-dia, chuva todo o dia.
Arco-íris ao poente, solta os bois e vem-te.
Arco-íris contra a serra, chuva na terra; arco-íris contra o mar, tira os bois e põe-te a lavrar.
Arco-íris contra a serra, chuva na terra; arco-íris contra o mar, põe-te a lavrar.
Circo ao largo, chuva perto.
Circo ao longe, água de perto; circo de perto, água ao longe.
Circo grande, água perto.
Circo na serra, água na rua.
Dois arcos no céu, carrega o chapéu.
Quando a velha põe o arco à chuva, depressa enxuga.»
Estes provébios foram retirados do site http://web.rcts.pt/~pr1085/Prov/Corpo.htm.
Beijokas e um Xi-Y